Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

MENSAGEM AMASPORTO 2012
















Amasporto… um história de luta pelo Teatro - XVI Encontro de Teatro Associativo...








Não poderia iniciar esta mensagem sem uma saudação muito especial a todos os que, ao longo de dezasseis edições vêm contribuindo para a organização deste encontro de teatro associativo. A história do Amasporto cruza-se, inevitavelmente, com a história desta cidade e constitui uma verdadeira prova de amor à arte de Talma. É em homens e mulheres, como estes, que podemos alicerçar o futuro do Teatro, pois são eles que elevam ao expoente máximo a capacidade de acreditar e realizar todos os sonhos que vão germinando entre as tábuas de um palco.


O teatro de Amadores, pois estes homens e mulheres amam realmente o Teatro, é a prova viva de um enorme amor à Arte, pela forma como fazem magia em palco muitas vezes com recursos quase diminutos.


É o teatro associativo quem assume a primeira linha na tarefa de educar espectadores e fazer nascer os verdadeiros amantes da arte de Talma. O teatro de amadores tem nas associações o seu berço e, sobretudo, o mais importante motor naqueles que, perante as adversidades, se recusam teimosamente a deixar de sonhar. Tem sido assim, o percurso do Amasporto, ao longo de dezasseis edições.


Quando, no ano anterior, o Amasporto não se realizou temi pelo fim deste encontro. Mas esta gente, para quem o Teatro não é apenas um evento mas uma forma de enfrentar a vida, não desistiu e, apesar de todas as adversidades, renasceu este ano ainda mais forte, imbuído de um carácter internacional, atravessando o oceano e partilhando este amor à arte de Talma com irmãos do Brasil.


Seria inevitável, ao falar deste 16º Encontro de Teatro Associativo, reflectir sobre o contexto de crise generalizada que o nosso país atravessa, relembrar os cortes avassaladores à cultura e ao associativismo e a forma como recuperam fôlego os arautos da desgraça que teimam anunciar a morte do Teatro.


O Amasporto vem provar que esta crise não é sinónimo de derrota e poderá ser mesmo a alavanca que nos desperta para a consciência da importância do associativismo, em que se insere o Teatro de Amadores, porque fazer Teatro ilumina o palco da nossa vida quotidiana.


Gostaria ainda de saudar a iniciativa da atribuição do Prémio Talma e, todos aqueles que já foram laureados com este prémio, pois é fundamental não esquecer todos os homens e mulheres que fazem da sua vida uma luta constante pela valorização do Teatro de Amadores. O Amasporto tem o mérito de fazer este reconhecimento a que se furtam, por vezes, as entidades oficiais e de brindar os muitos nomes que a história do Teatro de Amadores não pode e não deve esquecer.


Sabemos das muitas horas necessárias para levar à cena um espectáculo como qualquer um dos que fazem parte deste encontro, da necessidade de persistência e do espírito de sacrifício para fazer vingar um projecto assim, para todos vocês, organização e participantes, o meu aplauso de pé.




Viva o Amasporto! Viva o Teatro!



Maria Helena Peixoto


Janeiro 2012

Sem comentários: