para os primeiros anos e para completar o ciclo de licenciatura
ESAP
Serviços Administrativos: secretaria@esap.pt
http://www.esap.pt/
Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com








ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TEATRO DA ESAP NO FITEI
No próximo dia 30 de Maio, no Rivoli (3.º Piso), pelas 23 horas, os alunos do 3.º ano do Curso de Teatro apresentarão uma criação colectiva intitulada MESCLA. O espectáculo, com uma duração aproximada de 25 minutos, pretende propor uma reflexão sobre a vida e a morte. Isabel Barros e Patrícia Franco assumiram a supervisão, respectivamente, do movimento e da voz.
Também os alunos do 2.º ano, sob a direcção de Roberto Merino, apresentarão no átrio do Rivoli, em 2 de Junho, pelas 21,30 horas, o espectáculo de sombras denominado PANTOMIMA DE ARLEQUINO E COLOMBINA, retomando a tradição da Commedia dell'Arte.








PROGRAMA
Organização Escola Superior Artística do Porto/ESAP
Curso Superior de Teatro com o apoio do FITEI/Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica
7 de Junho - Quarta-Feira
- 10.30 horas recepção ao Participantes entrega de Documentação
Almoço
- 15 .00 horas abertura da Exposição na Galeria da ESAP dos trabalhos dos alunos do CS Teatro
Apresentação da MUI CRUEL HISTORIA DE PIRAMO E TISBE, pelos alunos do 2º Ano do CS de Teatro
-17.00 horas Aula aberta de Historia do Teatro - Mestre Fernando Peixoto
Jantar
21.30 horas espectáculo FITEI
8 de Junho - Quinta-Feira
- 10.00 horas Aula de Interpretação - Dra. Lígia Roque
Almoço
- 15.00 horas Aula de Voz - Dra. Patrícia Franco
- 17.30 horas Projecção filme de Teatro comentado pelo encenador Roberto Merino
Jantar
- 21.30 horas espectáculo Fitei
9 de Junho - Sexta-Feira
- 10.00 horas Aula de Movimento - Coreógrafa Isabel Barros
Almoço
- 15.00 horas Aula aberta de Estética Teatral - Dra. Eduarda Neves
- 17.30 horas Sessão de Encerramento e Entrega de Diplomas
Jantar
21.30 horas Espectáculo Fitei
Nota esta programação poderá sofrer algumas alterações
Para efectivar a inscrição, cujo valor é de 3.00 €, deve preencher ficha de inscrição e dirigir-se à Tesouraria da Cesap - Rua Infante D. Henrique, n.º 131, 4051-801 - Porto, telef. 22.3392140 , fax. 22.3392101. Para mais informações consultar www.esap.pt ou secretaria@esap.pt .

MENSAGEM
Os dias que correm são cada vez mais casmurros, porque estão vazios de sentimentos, de afectos e de valores, de tal modo que, pela raridade, já olhamos como heróis os que se dedicam às causas comuns. Agigantam-se a intriga e a obsessão humanas na desenfreada busca do bem-estar físico e material que, desfeita a redundância, materializa falsos paraísos de posse e de domínio. Cresce o individualismo e o consumismo. Dedicam-se dias a todos os devaneios possíveis e imaginários com o intuito do sucesso (precário). Impera o jogo da sedução nos pregões que anunciam as mais fantásticas qualidades atribuídas aos produtos e apetrechos de quotidiana banalidade e dispensáveis à felicidade, pois nada acrescentam à interioridade humana.
Apesar desta anestesiante realidade continuam a existir os lúcidos amantes. Aqueles que se dedicam de peito aberto a dar respostas aos apelos da consciência e da sociedade. Aqueles que, como escrevia Florbela Espanca, querem “…amar perdidamente! Amar só por amar! Aqui…além… Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…”, e todas as coisas. Que querem embarcar para o “Areeiro”, ou outros destinos – desde que seja para o sonho. Todos os caminhos do mundo estão à sua disposição.
Entre esses amantes, estamos nós, os amadores de teatro.
Nos tempos de intenso labor cultural, pós 25 de Abril, os amadores, com forte presença e implementação no país, representados pela sua associação de então – a APTA, escolheram para si um dia – o 21 de Março. Uma data sem devaneios, própria para celebrar a extensa obra realizada, umas vezes, de forma mais congregada, outras, mais dispersa, porém sempre participada e valiosa. Uma data que acima de tudo prepara a renovação e anuncia a Primavera – o desabrochar de novas ideias, e o surgimento de novos projectos e de redobradas ambições artísticas.
Hoje, as razões para comemorar o 21 de Março como Dia do Teatro de Amadores, são mais fortes. O mundo mudou. Neste início de século, a concorrência é imensa e agressiva. Proliferam as ofertas sedutoras à medida de todos os gostos e de todos os bolsos.
Apesar de tudo, o movimento do teatro de amadores persiste. Continua com o mesmo vigor e encanto de sempre, compreendendo e adaptando-se às exigências dos tempos que correm.
Os objectivos permanecem iguais: usar da melhor forma os sentimentos e a vontade de reencontrar os outros. Aceitar os desafios com os olhos postos na comunidade que nos rodeia – é para ela o nosso principal esforço. Encontrar prazer no que se faz.
Se os objectivos são os mesmos, também o método não se alterou: continua a deduzir-se como força motora o querer e o crer. Confirma-se a necessidade de vencer os egoísmos e de saber enfrentar as dificuldades. A nossa força esconde-se por detrás da força do grupo e do seu trabalho colectivo, em que o prémio de um, será o prémio de todos. Nunca buscar a fama, nem compensações de qualquer tipo, a não ser aquelas que são parte da alma.
É isso que temos feito.
Não nos faltam argumentos e alegria para promover a festa.
Celebremos, então, em 21 de Março, tudo quanto somos como amadores, e o que queremos continuar a ser, certos de que o mundo reflectirá, em algum momento, os sinais positivos do nosso esforço, do nosso compromisso e do nosso encantamento.
Porfírio Lopes
