Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

terça-feira, fevereiro 12, 2008

ART'IMAGEM APRESENTA BABINE, O PARVO



Teatro Art’ Imagem apresenta Babine, o parvo na Quinta da Caverneira, Águas Santas

Maia de 16 a 22 de Fevereiro



Esta temporada de representações insere-se num protocolo de colaboração cultural entre a Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art' Imagem com vista à dinamização do auditório da Quinta da Caverneira
Sendo um espectáculo para todos, a temporada contempla sessões para o público em geral e sessões para grupos escolares:
para o público em geral: dia 16, sábado, às 21h30 / dia 17, domingo, às 16h00 / dia 22, sexta, às 21h30
para grupos escolares: do dia 18 ao dia 22, com sessões diárias às 10h00 e às 14h30.
Inf e bilheteira: 22 208 40 14 ou 96 020 88 19

Localização da Quinta da Caverneira: perto da Escola Secundária de Águas Santas). Sentido Alto da Maia-Areosa, Rua D. Afonso Henriques, virar à direita para Rua João XXIII (Banco BPI na esquina) e depois virar na 1ª à direita (rua de sentido único que termina em frente ao portão principal da Quinta).

“BABINE, o parvo” é da autoria de León Tolstoi, com tradução de Luíza Neto Jorge, encenação de José Leitão, interpretação de Anabela Nóbrega, Ângela B. Marques, Pedro Carvalho e Valdemar Santos, música de Carlos Adolfo, vídeo de Paulo Martins e figurinos de Fátima Maio.
Sobre o espectáculo:
A encenação pretendeu recriar a atmosfera de uma mítica “alma russa”, desde a música às danças e guarda-roupa, criando-se uma variedade de jogos teatrais para acompanhar um texto minimalista e repetitivo, como sempre acontece com estas histórias de exemplo. (Um parvo houve por bem / Ir correr a Rússia a fundo / Para ver se via o mundo / E dar nas vistas também..)"
Em paralelo com o jogo de actores, desenrolam-se duas diferentes narrativas audiovisuais: a primeira, com pequenos filmes e slides onde desfilam cenários, lugares e situações por que passa Babine na sua viagem pela paisagem e história russas; a segunda, partindo das pinturas de Chagall, Kandinsky e Malevich, para se chegar à criação de um ambiente encantatório, levando os espectadores a acompanhar a acção como estivessem a vê-la através de um caleidoscópio. (E lá vai Babine de terra em terra, calcorreando os vastos caminhos da Rússia que, como todos sabem, não é só um país mas muitos países juntos, à procura de outros lugares e gentes passando pelas mais inesperadas situações).
O nosso herói quer fazer novas amizades mas nunca encontra as palavras certas para que os desconhecidos aceitem de bom grado a sua presença, dizendo sempre coisas inconvenientes e desadequadas ao momento. A sua mãe, mulher e irmã estão sempre a pregar-lhe sermões e a dar-lhe conselhos, depois de cada situação desagradável por que passa. Babine toma nota deles para segui-los mais tarde. Só que os utiliza em situações diferentes e que requeriam outros procedimentos, gerando novas complicações...
Mas, à sua custa, Babine, acaba por entender que tem de saber pensar pela sua própria cabeça. E ao contrário da história popular que acaba com a sua morte, pode dizer no final “ontem fui parvo, pois fui, não o serei nunca mais” e continuar vivo.
Para esta peça que vos apresentamos, convocamos León Tolstoi, um nome maior da Literatura Universal e Luíza Neto Jorge, uma voz singular da nossa poesia contemporânea. “Babine, o Parvo”, sendo de poucas palavras, é um espectáculo quase bilingue, com textos falados em russo, em homenagem à história, cultura, literatura e língua russa e também às comunidades imigrantes que connosco vivem e trabalham. Um pretexto também para falar de acontecimentos históricos, movimentos e personalidades artísticas do teatro e do cinema, da música e da dança, da pintura e da literatura, que influenciaram o mundo em que vivemos


Teatro Art' Imagem

Rua da Picaria, 89, 4050-478 PortoT. 22 208 40 14 - F. 22 208 40 21E

3 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser muito interessante, espero poder ver :)
Abraço e continue o bom trabalho:)
luis trigo

Branca disse...

Se tiver oportunidade de ver voltarei cá para comenter com conhecimento de causa. De qualquer forma é louvável esta divulgação através do blog de actividades de diversos grupos. O Art'Imagem é um grupo de muito valor e que muito tem contribuído para o desenvolvimento e criatividade do teatro portuense, mas não digo mais nada para não dizer asneiras, porque sou uma leiga a falar com um especialista na matéria.
Até breve.
Um abraço amigo.

São disse...

Vivo tão longe...
Semana muito boa, amigo!