actividades paralelas
projecção videográfica ] "VINTE SETE ANOS A FAZER A FESTA" ¬ TEATRO ART’IMAGEM
contactos
Bilheteira (durante o Festival)tel. 00351 22 600 99 05
Teatro Art Imagem
Rua da Picaria, 89
4050-478 Porto
tel - 00351 22 208 40 14 tlm - 00351 96 020 88 19 fax - 00351 22 208 40 21e-mail - producao@teatroartimagem.pt
Texto do Director
Com alguma esperança, apresentamos a vigésima sétima edição do “Fazer a Festa”- Festival Internacional de Teatro que o Teatro Art´Imagem mais uma vez organiza nos jardins do Palácio da Cristal, na cidade do Porto.
Por razões de todos conhecidas, as últimas edições desta Festival, um dos três mais antigos do País, foram organizadas em condições muito difíceis, não deixando contudo de atrair aos jardins do Palácio de Cristal e ao Auditóro da Biblioteca Municipal Almeida Garrett milhares de pessoas, jovens na sua maioria e também muitas crianças, cumprindo a sua principal função: a sensibilização e conquista de novos públicos e a apresentação de um conjunto de espectáculos de consagradas companhias teatrais portuguesas e estrangeiras de grande qualidade.
A Aldeia Teatral e a diversidade de propostas e companhias que ocupavam de manhã à noite os jardins e espaços deste pulmão verde no centro da cidade e que, por força das circunstâncias, quase tinham desaparecido nos últimos anos, voltam, (ainda que timidamente), em 2008, nestes dez dias cheios de todo o teatro.
E isso só é possível este ano graças, também, à Câmara Municipal do Porto que voltou a apoiar a programação do Fazer a Festa, o que se regista e agradece.
Como será então o Fazer a Festa de 2008 ?
Aos dias da semana, de manhã e de tarde, a programação é dirigida, principalmente, aos grupos escolares, apresentando espectáculos o Centro de Pedagogia de Animaçãol do Centro Cultural de Belém e o Teatro Art´Imagem.
Aos sábados e domingos e nos feriados do Vinte Cinco de Abril e Primeiro de Maio haverá vários espectáculos à tarde nos jardins, tendas e Auditório da Biblioteca, dirigidos a todos os públicos protagonizados pelas companhias galegas, Tanxarina, Trompicallo e Centro Dramático Galego, pelo artista alemão radicado em Portugal, Thorsten Grütje, pelos alunos do Ballet Teatro, da ESAP e do Instituto Jean Piaget e pelas companhias portuguesas, BAAL 17, Teatro de Animação de Setúbal, Teatro das Beiras, S.A. Marionetas, Marimbomdo e pelo co-produção do Entretanto Teatro, de Portugal e os brasileiros do Teatro Casa.
Diariamente às 21h30 no palco da Biblioteca e às 23h30 na Tenda de Café-Teatro, decorrerão os outros espectáculos que serão apresentados pelas companhias brasileiras, Dragão 7 e Cia. Paulista de Repertório, ambas de S. Paulo, e as portuguesas Teatro Extremo, Companhia de Teatro de Braga, O Teatrão, Urze Teatro, O Nariz, Mau Artista, Companhia do Jogo, Teatro Art´ Imagem, o grupo musical Cena e uma sessão de canto de intervenção pelo Núcleo do Norte da Associação José Afonso.
Nas noites de 25 a 30,pelas 21h45, estará a actuar na Capela o Varazim Teatro.
Estará ainda patente ao publico uma exposição de cartazes denominada “O Fazer a Festa em Cartaz(es)” e será apresentada diariamente a projecção videográfica “Vinte e Sete Anos a Fazer a Festa”, ambas da autoria de Cristiana Correia, que visam reavivar as memórias das várias edições do Festival que teve a sua primeira edição em 1982.
Como se fosse um sinal, um bom sinal, registe-se que a programação deste ano é preenchida com nada menos que três espectáculos de Gil Vicente, o pai fundador do nosso teatro... um prenúncio anunciador do renascimento do Fazer a Festa ?
Anote-se, ainda, os outros autores que vão ser levados ao palco nesta edição, citando-se só alguns, Becket, Tchekov, Karl Valentin,Neruda, Machado de Assis, Agualusa, Ondjaki…
Com tão boa companhia parece então que temos razão para estar optimistas, embora moderamente.
Para as companhias, portuguesas e estrangeiras e seus profissionais ,que aceitaram Fazer a Festa connosco e que o fizeram em condições muitos especiais permitindo multiplicar um orçamento tão pequeno transformando-o num grande festival , o nosso primeiro muito obrigado.
Depois, às escolas artísticas da cidade, Ballet Teatro, ESAP e Instituto Jean Piaget e aos seus alunos um outro agradecimento.
Um obrigado também a todas as outras entidades (DGA/MC, D.Reg.Cultura do Norte, IGAEM/Xunta de Galícia/ Centro Dramático Galego,Instituto da Juventude e Inatel-Porto) que tornaram possível a continuação deste Festival.
A toda a equipa do Teatro Art´Imagem e seus colaboradores, pela persistência, trabalho e competência, um agradecimento sentido.
Para o público, razão primeira do Fazer a Festa e que nunca deixou de estar presente, o maior obrigado.
Para o ano há mais e melhor FAZER A FESTA !
José Leitão (Director do Teatro Art´Imagem)
Sem comentários:
Enviar um comentário