Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

ALUNOS DE TEATRO DA ESAP EM ALIJÓ



Os alunos do Curso Superior de Teatro subiram ao Palco do Teatro Auditório Municipal de Alijó na passada sexta-feira, 13 de Janeiro.
Os alunos do 1.º Ano do Curso Superior de Teatro da ESAP levaram à cena a peça O Fabricante de Máscaras, da autoria do famoso mimo francês Marcel Marceau, numa bela encenção de Roberto Merino, encenador, professor e director de curso da ESAP.
O espectáculo adquiriu uma beleza surpreendente: a gestualidade dos actores em palco, aliada às máscaras e ao belíssimo desenho de luzes proporcionou momentos de grande beleza estética.
Espectáculo de características pouco usuais entre nós, O Fabricante de Máscaras revela como a comunicação ultrapassa as meras barreiras da língua quando convergem em cena outras linguagens, também elas dotadas da expressividade necessária para o entendimento entre os homens. Aliás, há muito da matriz original do teatro neste espectáculo.
Segundo a crítica publicada localmente, aquando da apresentação, «esta forma diferente de representação surpreendeu positivamente os espectadores, que se mostraram agradados por assistirem a uma peça sem diálogos, onde a mensagem se fez passar pelos movimentos dos actores e pelos sons que encheram o palco.Foi sem dúvida um bom exercício, prometendo uma grande carreira para estes jovens actores que agora iniciaram o Curso Superior de Teatro, demonstrando também que esta invulgar abordagem da arte do palco passa bem para públicos do interior, também sensíveis a esta forma de cultura».
Para nós, que diariamente acompanhamos estes alunos e a sua extrema dedicação ao teatro, é mais um motivo de grande satisfação e apenas lamentamos não possuir nenhuma imagem em arquivo para podermos ilustrar um ou outro dos maravilhosos momentos a que assistimos quando vimos o mesmo espectáculo no Teatro Sá da Bandeira.
Isto fica como alerta para futuras iniciativas, lembrando que será a ESAP a primeira interessada em difundir estes belos trabalhos dos seus alunos.
Que este alerta não caia em «saco roto» e sirva ainda para lembrar que tem havido outras interessantes iniciativas como o espectáculo Shakespeare Vagabundo ou o Hamlet, peça representada pelos alunos do mesmo curso de Teatro da ESAP no FITEI de 2005 e que mereceu os maiores encómios do crítico Carlos Porto.
Na época da comunicação e dos media, importa que não deixemos passar em silêncio estes factos que podem ser bem a base do futuro do teatro em Portugal.
FERNANDO PEIXOTO

4 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Olá meu querido Amigo,
que bom que é ver o resultado de ensinamentos que alguém recebeu, dados por nós e que conseguimos viver para apreciar; fico imensamente feliz pelo aparecimento de novos talentos, trazidos a lume(ao palco) pelas suas mãos e pelas do nosso Amigo Merino.
Um beijo enorme da
Maria Mamede

Anónimo disse...

é bom ver os nossos alunos nas bocas do nosso público...

Luís Trigo disse...

Obrigado por estes elogios, faço parte do curso superior de teatro e tenho realmente pena de não termos muitas criticas ou divulgação, lutamos todos os dias pelo nosso futuro e tentamos mostrar o que aprendemos e o que nos tentam ensinar, é realmente muito bom saber que ainda há pessoas interessadas pelo nosso trabalho. Por nossa parte tentaremos não deizar morrer o teatro! Um Abraço Luis Trigo

Anónimo disse...

Com certeza, uma das coisa mais gratificantes ao ser humano é ser construtor de almas. Ao professor é concedido o prazer de colher resultados magníficos ao longo da vida. Parabéns, pelo belo trabalho!