Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

segunda-feira, março 23, 2009

20 de MARÇO DE 2009 - DIA DO TEATRO ASSOCIATIVO (instituído em 1996 pelo AMASPORTO - Encontro de Teatro Associativo)


Estou em crer que, por si só, o Teatro de Amadores não teria dado tão
grande passo nem teria alcançado tamanha importância no desenvolvimento cultural e social, não fora, o estar integrado no Movimento Associativo.
No caso vertente, o Teatro Associativo, que o Amasporto instituiu, em 1996.

Falar do Teatro de Amadores sempre mexe comigo, sempre me desperta emoções
fortes, ora de regozijo e contentamento,ora de desalento e de tristeza.

De regozijo e contentamento que mal cabem no peito, e que, por vezes extravasam numa ou noutra lágrima disfarçada de sorriso e que se perde por entre luzes e aplausos quando levamos a cabo e a bom termo o que nos propusemos - a Arte de Talma na sua versão mais integra possível.
De desalento e tristeza,daquelas que nos aperta o estômago,arrefece e magoa o peito, sempre que não conseguimos vencer uma das infindas batalhas em cruel desigualdade, que constantemente combatemos pelo amor ao nosso teatro, ao teatro de amadores.

E um desses combatentes, que nos deixou inúmeras lições é o amigo comum- Fernando Peixoto – e certamente que iremos triunfar com a força de quem teimosamente insiste que as injustiças sociais, se podem vencer pelo Teatro.
Gente como os Amantes que se agarram desesperadamente ao amor...

Este texto também é teu, obrigado.

Há,felizmente cada vez menos, a tendência de considerar o Teatro de Amadores como a parte pobre do teatro, daquele teatro apoiado, de grandes cartazes e patrocínios, mas ,sem desprimor para esse teatro, o teatro que hoje e aqui comemoramos, - o Teatro Associativo – O Teatro das Associações - ,tem a intensidade do apego, do sacríficio,da dedicação de todos , quanto por ele lutam.

Sem grandes ajudas,a maior parte das vezes sem nenhuma, galgam por cima de espinhosas atitudes,muitas vezes, com o sacrifício das suas famílias.


Quantas vezes, meu Deus,o último autocarro já partiu e o regresso a casa é feito a pé,quando já toda a gente ri e descansa juntos dos seus, e o que nos acompanha é apenas o som dos nossos passos na noite já calada e fria...
Quantas vezes meu Deus,mal dormidos,mal comidos,e o que é pior, mal compreendidos, iniciamos um novo dia de trabalho,que não se compadece com a noite anterior.
Mas, os Amadores, trazem sempre com eles uma carga impressionante de amor ao teatro. Doloroso é certo. Dorida paixão é certo, mas...AMADOR... que AMA, com a dor, de Amante de Talma.

Dizem ,que por vezes, das mais difíceis árvores se colhem os melhores frutos, ou na mais espinhosa roseira desabrocham as mais lindas rosas. Pois bem, este difícil palco, estes espinhosos bastidores têm dado belos frutos e maravilhosas flores, em tons de coração, orvalhada com risos e lágrimas e que têm enfeitado a arte do teatro, à cobiça de quantos, os que içados e apoiados se ficam pela mediocridade ou pelo mínimo exigível...
Ao Teatro de Amadores, além do amor e da dor, a minha vénia... pela posição que, com todos os sacrifícios conquistou no mundo do teatro.
Tenhamos presente a simples definição de Associativismo: "reunião de pessoas e de esforços para o fim comum".
Precisamente o que caracteriza o Teatro Associativo, é a reunião de inúmeras e boas pessoas, de inúmeros e enormes esforços, por vezes titânicos, para um fim comum, que, sendo obra do Teatro de Amadores, tem consequências muito mais abrangentes.

O fim comum é precisamente toda a comunidade. É a comunidade que usufrui de uma dinâmica sócio-cultural de grande responsabilidade que é o serviço prestado pelo Teatro de Amadores das Associações.
Nos ombros do Teatro Associativo, nos ombros de cada amador de teatro está alicerçado o desenvolvimento social e cultural de uma região, de uma localidade, de um país, numa enorme e orgulhosa percentagem.

É por isso que, de mãos dadas com o Teatro Associativo, e com, cada um de nós, Amadores de Teatro, estão: o Orgulho e a Responsabilidade.
Aos Amadores... a minha vénia pelo contributo que prestam à Arte de Talma , e o meu agradecimento, pelo que me fez crescer, como pessoa, enquanto Amador de Teatro.

VIVA O TEATRO DE AMADORES DAS ASSOCIAÇÕES


Francisco Santos 20/03/2009

Sem comentários: