Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

sábado, novembro 17, 2007

A CIGARRA E A FORMIGA




NORBERTO BARROCA REGRESSA AOS SUCESSOS




O TEP - Teatro Experimental do Porto, estreou quinta-feira, no Auditório Municipal de Gaia, o espectáculo «A cigarra e a Formiga», uma peça inédita de Alexandre O´Neill, com encenação de Norberto Barroca.
Trata-se de uma versão da fábula atribuída ao escritor clássico grego Esopo (séc. VI AC). «A cigarra e a formiga», que Alexandre O´Neill reescreveu, transformando-a no que o TEP descreve como um «espectáculo musical onde a magia da palavra se alia ao canto e ao movimento».
Alexandre O´Neill (1924-1986) entregou pouco tempo antes da sua morte esta peça a Norberto Barroca para que a encenasse, mas, por vários motivos, o encenador só agora teve oportunidade de a levar ao palco, numa encenação concebida tanto para crianças como para adultos.
Esta nova produção do TEP, que tem música original de Paulino Garcia e figurinos de Mário Dias Garcia, tem um elenco formado por José Dias, Mané Carvalho, Patrícia Franco, Santiago Lagoá e Vítor Nunes.
Participam ainda no elenco Ana Anjos, Carolina de Sousa, Diogo Pinho, Eva Ribeiro, Luís Trigo, Rita Burmester e Vânia Mendes, alunos do Curso Superior de Teatro da ESAP - Escola Superior Artística do Porto.
Este espectáculo vai permanecer até 15 de Dezembro no Auditório Municipal de Gaia, com duas representações diárias às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras às 10:30 e às 15:00 e uma aos sábados, às 16:00.
O espectáculo, que conta com o patrocínio principal da Câmara Municipal de Gaia e o apoio da empresa municipal Gaianima e da Direcção-Geral das Artes e do Ministério da Cultura, terá preços especiais para as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico.
Adaptação de «Diário Digital / Lusa 13-11-2007 15:27:00»

BREVE COMENTÁRIO
O TEP foi bastante feliz com esta montagem do Norberto Barroca. «A Cigarra e a Formiga» é muito mais que um mero espectáculo para crianças. Os adultos vêem-se igualmente empolgados com este espectáculo feito a pensar nos vários níveis etários.
Com um ritmo verdadeiramente vivo, «A Cigarra e a Formiga» surpreende-nos pela vivacidade dos diálogos, mas também pelo nível musical (de Paulino Garcia), pela harmonia das vozes, pelo movimento bem delineado de Ruben Marks, pela simplicidade (bastante funcional) dos cenários de Filipe Rodrigues e pelos figurinos muito bem concebidos por Mário Dias Garcia, onde se destaca um «Grilo» de invulgar elegância.
«A imaginação criativa de Alexandre O'Neill propõe a união da bicharada e a salvação do Homem, contra sua vontade, do DDT e do spray. Assim, Faustosa, megalómana e fantasista, enlaçada por ritmos cadenciados e as Formigas sensatas, conservadoras e defensoras do "trabalho" associam-se; o coro, no seu he-xa-cloro-me-til e no ben-zo-nó-tctt com o sapo fleumático, queixoso do envenenamento provocado pelas magras pernas de mosca que engole, apelam ao bom semso do Homem, contra barbaridades cometidas, lixos tóxicos, hormonas assassinas, dejectos atómicos». (extracto do texto de Laurinda Bom).
Texto bastante actual, «A Cigarra e a Formiga» constitui um espectáculo pedagógico e divertido, que mantém o espectador atento desde o primeiro ao último minuto da representação.
Norberto Barroca e o TEP estão de parabéns, mas não só: também os técnicos e sobretudo o elenco, formado maioritariamente por estudantes de teatro da ESAP que se entregaram com inegável profissionalismo à tarefa de contribuirem para que este espectáculo viesse a ser, de facto, um inolvidável momento de TEATRO PARA TODOS.
Em suma: nesta quase opereta, Norberto Barroca devolve-nos a confiança na sua capacidade imaginativa e criadora. Estamos certo de que este será mais um dos seus grandes sucessos como encenador.
Lá, onde descansa, Alexandre O'Neill não deixará de se sentir orgulhoso com esta homenagem ao seu labor poético e artístico.

FERNANDO PEIXOTO

12 comentários:

A.S. disse...

Meu caro Fernando Peixoto, sabendo a paixão que tem pelas letras e em particular pela nobre arte de representar, não posso deixar de o felicitar e axaltar tudo quanto tem feito pelo Teatro, o que, para além do seu talento, o torna um vulto incontornável das artes cénicas, no panorama nacional.

Um grande abraço!!!

Albino Santos

Anónimo disse...

Concordo com o que disse o amigo Albino e assino embaixo.
Sylvia Cohin

Branca disse...

Obrigada pelo comentário deixado no meu espaço.
Não sei se foi coincidência, estava ao mesmo tempo no Arca de Ternura.
Tenho recebido a actualização de "Todo o Mundo é um palco".Tenho lido e estado atenta a todo este movimento teatral.Conto ainda ir ver a "Cigarra e a Formiga".Conheço há muito o trabalho de Norberto Barroca e tenho saudades destas peças infantis e do tempo em que ia com os meus filhos pequenos ao TEP, quando ainda funcionava no Porto.Lembro-me de uma peça lindíssima que o TEP representou na Casa das Artes também para crianças e adultos, que era a história de um rei que proibia as pessoas do seu país de sonharem...uma mensagem muito interessante sobre a falta de liberdade.
Obrigada Fernando por este blogue tão importante sobre a actividade teatral.
Um abraço

Anónimo disse...

Parabens a todas as formigas, ao sapo, à cigarra e a todos os outros actores. Adorei ver vos.

beijo para todos....

Vera Pitrez

São disse...

Todo o mundo é um palco e eu adoro teatro, mas por vezes existem dramas que nos ultrapassam.
Por isso aqui estou, solicitando-lhe que vá ao meu espaço e partilhe connosco uma ideia para se apoiar a Flávia!
Boa semana!

Anónimo disse...

Obrigado ao Norberto Barroca pela oportunidade dada aos nosso alunos de encontarem nesta Companhia Profissional de Teatro, o seu primeiro palco... reiteiro as minhas palavras expressas no programa do espectáculo e só me resta mais uma vez desejar muita m... ao teatro em geral !
r. merino m

Rui Caetano disse...

Parabéns muito interessante e deve continaur a lutar desta forma pela nossa cultura e arte entre nós.

Isamar disse...

E , tenho a certeza, que esteja onde estiver, Alexandre O`Neill sentir-se-á orgulhoso com o vosso trabalho. Gostei de ter tomado conhecimento das peças levadas à cena no TEP.

Beijinhos, Fernando!

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Visitando este sítio para conhecer melhor tanto que se faz no norte pela cultura.

Saudações amigas

De Amor e de Terra disse...

Olá Fernando, bom dia!
Embora com atraso, aqui estou a tomar conhecimento do que se está fazendo em Teatro, neste momento, e que, como sabe, me interesso muito.

Espero ter ainda possibilidade de ir ver o que Norberto Barroca nos mostra e tenho uma curiosidade imensa em ver o trabalho de Ruben
Marks, por quem nutro amizade!

Se acaso me for possível ir, voltarei para dizer o que senti!
Fica prometido.

Beijos

Maria Mamede

São disse...

Vinha ver se havia novidades...
Abraço.

São disse...

Bom fim de semana!
Beso!