Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

sexta-feira, março 16, 2007

20 DE MARÇO - DIA DO TEATRO ASSOCIATIVO


Mensagem do Dia do Teatro Associativo
20 de Março de 2007



Passados 10 anos (1997) sobre a Primeira Mensagem do Dia do Teatro Associativo, e da divulgação do seu Manifesto, que o AMASPORTO instituiu junto dos Amadores das Associações, cabe ao seu autor ser o mensageiro, (no ano em que o mensagem do Dia Internacional do Teatro, é escrita pelo Sultão Bin Mohammede Al Qasmi- Ministro do Emirato Dubai - país, que muito deve à democracia)

Apesar de 10 anos, e como diz a cantiga “...é muito tempo”, é meu entendimento, que no Teatro, “é pouco tempo”, por isso, a necessidade de continuarmos a lembrar, que o “nosso” Teatro deve ser, na continuidade revitalizado, e os Amadores, seus praticantes, alertados para o conhecimento e para o importância da
RESPONSABILIDADE DE SER AMADOR DE TEATRO.
Quando no Manifesto, digo:
“ ...o Teatro de Amadores das Associações tem de facto um “papel principal” no desenvolvimento cultural dos locais e regiões onde está inserido.” e ”...tal como no ensino básico, o Teatro Associativo é uma “escola” necessária no desenvolvimento social...”
Quero dizer que nos devemos orgulhar, da Grande Região do Teatro, que é, a dos Amadores das Associações, sobretudo, se atendermos à importância que o Movimento Associativo tem na sociedade, através das suas actividades.
Daí, que devemos, TODOS E CADA UM, com a dignidade que o Teatro nos merece, ser em cada ensaio, em cada espectáculo, todos os dias, um artista em dia de festa, relançando o significado que tem o “nosso” Teatro, mesmo muito antes de se falar na “reforma artística”, e por isso, ser prioritário, saber o que significa, a RESPONSABILIDADE DE SER AMADOR DE TEATRO.

A criatividade, o espírito de sacrifício, a solidariedade, quando aliados a uma saudável aprendizagem associativa, são verdadeiramente bases socioculturais importantes que o Teatro coloca à disposição da sociedade, substituindo em grande medida o “papel principal” dos governantes.

Então, chegados a este conhecimento, sabemos que, com a nossa “mão de obra barata” colocamos à disposição da grande maioria da população, o nosso trabalho técnico/artístico, e que prestamos um serviço sociocultural à sociedade.

Companheiros
Não é pelo facto de sermos compulsivamente AMANTES apaixonados do TEATRO, que a nossa paixão é CEGA. Hoje, cada vez menos interessa “vestir a camisola”, e cada vez mais é necessário, saber suar a camisola do “nosso” Teatro.
Todos sabemos, e muito bem, o que temos feito, mas, o que muitos não sabem, é o significado da RESPONSABILIDADE DE SER AMADOR DE TEATRO.

A tarefa não é fácil, pois infelizmente ainda há muito boa gente que julga que o Teatro, nas Associações, é uma actividade de recreio, ou de lazer, e pior, é quando pensam que pelo facto de ser AMADOR, é desculpa!
E mais, não se importam nada de ouvirem dizer: “Para amadores não está mal”!
E até considerem um elogio.
É urgente dizer, a quem assim pensa, o que significa a RESPONSABILIDADE DE SER AMADOR DE TEATRO.

Companheiros
Não é minha intenção” meter o nariz no pó do palco dos outros”, mas é meu entendimento que é prioritário alterar esta forma de estar e pensar o Teatro de Amadores.

Todos nós recebemos muitas manifestações de apreço, de Organismos, Instituições e Personalidades, que nos dizem que estamos no caminho certo, e que o serviço que prestamos e colocamos à disposição da população, é uma Mais Valia Sociocultural, Associativa e Artística, mas, apesar de todos estes incentivos, temos que, peça a peça, ano após ano, melhorar o nosso trabalho, para que não considerem os nosso pedidos de apoio, uma exigência, mas sim uma pretensão que nos assiste, quando queremos melhorar as condições do nosso trabalho e servir com mais qualidade as populações.

Também sabemos e temos disso consciência, que a pretensão que temos para com o “nosso” Teatro, só é possível com o apoio indispensável de parceiros interessados no crescer cultural da nossa terra.

E quando digo “crescer”, refiro-me particularmente ao crescimento cultural das crianças, dos jovens, e por que não, dos adultos.
E assim, será muito mais possível acreditar num futuro melhor.

Num futuro, onde hajam mulheres e homens com motivação para investirem, não só no seu crescimento social, e na sua qualidade de vida cultural, mas também, contribuir para o desenvolvimento do local onde estão inseridos.
Mas para isso, não chegam só as boas vontades, o voluntariado, ou até, ter gente com mais ou menos capacidades técnicas artísticas, pois sabemos, que cada vez mais, a tecnologia é indispensável nos meios de produção.
Hoje, mais do que nunca, a utilização de meios técnicos, faz parte da formação e do trabalho de cada um. Hoje, a qualidade de vida, tem que passar pela utilização das novas tecnologias.

Cabe, por isso, aos agentes culturais, aos patrocinadores, às Juntas de Freguesia, às Autarquias, (já que o Governo Central não aceite pedidos de apoios dos Amadores de Teatro) um maior esforço nos apoios, e na contribuição para o crescimento do Teatro de Amadores.

Enquanto isso não for possível, com mais ou menos dificuldades, continuaremos, como até aqui, com as “portas abertas”, com a “mão de obra barata”, e a LEVAR O TEATRO À PORTA DOS FREGUESES.
Valha-nos, a muita paixão que sentimos pelo Teatro, valha-nos a muita preseverança que temos em querer melhorar a vida cultural do País Que Somos, que aliadas a alguns apoios públicos, e à solidariedade de personalidades e organismos que acreditam no trabalho dos Amadores de Teatro, vai sendo possível levar por diante esta maravilhosa tarefa artística e sociocultural , chamada TEATRO.
Valha-nos isso.
Mas, não nos devemos esquecer o quanto é importante saber o que é a RESPONSABILIDADE DE SER AMADOR DE TEATRO, porque o Teatro de Amadores das Associações, é de facto, e sem demagogias, uma Grande Escola de Humanização, para a Vida Social, Cultural e Associativa.

Viva o Teatro de Amadores das Associações.


Alfredo Correia
Actor/Encenador

1 comentário:

Anónimo disse...

E VIVA!!!

Aplausos para os seus (vossos e meus desejos).

Parabéns e um abraço

Maria Mamede