Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

segunda-feira, outubro 13, 2008

"RE-PARTINDO..."

Andava a pesquisar na internet quando encontrei mais uma homenagem ao professor Fernando Peixoto. Existem bastantes blogs onde ele é falado, lembrado e homenageado, mas este chamou-me a atenção pela seguinte razão, dizia que este seria o último poema escrito pelo professor Fernando Peixoto.

« RE-PARTINDO... »

Sei que contigo vão partir
memórias de um tempo partilhado,
dias breves que hoje são passado
e podiam no entanto ser porvir.

Sei que levas na bagagem a lembrança
dos olhos nimbados de tristeza
mas também o brilho da bonança
que alimenta a tua natureza.

Mas se partes, apenas uma parte
vai contigo rasgando o mar e o vento:
que outra parte de ti já se reparte
na minha memória e pensamento.

24 de Agosto de 2008
© Fernando Peixoto


Miguel

7 comentários:

Branca disse...

Existem mesmo muitas homenagens na internet ao Professor Fernando Peixoto. Este poema foi publicado pela sua grande amiga Sylvia Cohin na manhã do seu falecimento em http://chavedapoesia.blogspot.com/ e aí poderão ser encontrados outros poemas do professor,individuais e feitos em parceria com essa grande poetisa.Também eu o copiei na manhã da despedida para o meu blog com uma fotografia de Fernando Peixoto numa Associação da Maia, numa noite de declamação e este poema como outros foram mote para diversas homenagens. Não tenho feito outra coisa toda a última semana que percorrer uma série de demonstrações de amizade por todos os amigos da blogosfera, também de outros continentes.
Estou a fazer uma listinha dos vários links, talvez os venha a publicar aqui, para que os amigos do teatro possam perceber como no mundo da poesia o Fernando Peixoto também não deixava ninguém indiferente, era mesmo de uma genialidade fora do comum.
Abraço-vos neste sentimento comum de imensa saudade.
Branca

Branca disse...

Desculpem a repetição de "comum" no comentário atràs, foi escrito com muita emoção e na saída emprego, pelo que não foi revisto.
Deixo um grande abraço.
Branca

Branca disse...

"Se tiveres que partir"

Se tiveres que partir,
Não faças nada.
Há muita vida pela frente,
É muito longa a tua estrada...


Se tiveres que partir,
Não vás agora.
Espera...
Que amanhã romperá a Nova Aurora.


Se tiveres que partir,
Vai devagar.
Há tantos sonhos p'ra viver
E tantos outros p'ra sonhar...


Se tiveres que partir,
Não marques a viagem.
É prematura...
Nem fizeste tua bagagem...


Mas, se tiveres mesmo que partir,
Eu não te contradirei...
Então senta, e espera...
Que contigo eu partirei!

Soninha Valle
São Paulo/Brasil - 22.03.2007 - 22hs40


Resposta genial do nosso querido Fernando Peixoto:


"Se eu tiver que partir"

Se eu tiver que partir
De madrugada
Partirei como quem sente
Que desbrava uma nova caminhada


Se eu tiver que partir
Irei agora
Não hesito
E partirei ao romper da aurora


Se tiver que partir
Vou meditar
No modo ardente de te querer
E nos sonhos que quero partilhar


Se tiver que partir
Traçarei o rumo da viagem
Pela brisa da frescura
Que me vem de ti, na aragem…


Se eu tiver mesmo que partir
Nada, nada mesmo te direi
Não te deixarei à minha espera
E a sós, contigo, partirei!


Fernando Peixoto
Gaia/ Portugal - 28.03.2007

http://www.soninhavalle.adm.br/setiver/setiver.html

Anónimo disse...

QUANDO

Quando morre um poeta

Morre com ele uma parte da caneta

Da tinta universal

Que pinta céu e vale

Aparo de uma lágrima de cristal

Que corre estreita

Estilhaçada e sem ter mal

Derramando no papel

Mata-borrão do cinzel

A escultura que se espreita

E se canta desigual

Morre com ele doce mel


( Na morte de um poeta )

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Outubro de 2008

Branca disse...

Peço desculpa por utilizar um espaço que não é meu para deixar o meu abraço solidário a Fernando Peixoto (filho). Tinha imensa vontade de o fazer quando vi aqui o poema que dedicou a seu pai no post anterior e que me emocionou, só não o fiz por pudor de comentar de imediato versos tão sentidos e cheios de afecto. Agradeço os belos e emotivos momentos que tem partilhado com os amigos do pai, sempre em versos lindos em vários blogues por onde vou passando.
Obrigada por nos trazer mais um pouquinho dele, que é sempre muito.
Hesitei durante vários dias sobre qual o melhor sítio para lhe deixar este abraço, mas se o pai gostava tanto deste blog e decidiu que se chamaria “Todo o mundo é um palco”, então pensei que este é também neste momento um palco de emoções e afectos onde nos reunimos em volta dele e penso que ele ficaria imensamente feliz por isso.
Um abraço.
Branca

Anónimo disse...

Aproveito para saudar todos os amigos de meu Pai que o têm homenageado.
Gostaria de agradecer em particular a Brancamar, as palavras simpáticas num momento difícil, de profunda consternação mas igualmente de um prazer incondicional por ser filho de quem sou.
Espero que possamos perpetuar a sua memória, a sua amizade e, fundamentalmente, o legado que tão orgulhosamente nos deixou.
Em seu nome, um grande abraço e um muito obrigado.

Fernando Peixoto (filho)

Branca disse...

Passo para pedir um post sobre teatro.
O professor Fernando Peixoto adoraria.
Tão bom o que vi por estes dias no Teatro Campo Alegre - estados eróticos imediatos de sören Kierkegaard de Agustina Bessa Luís, pelo Seiva Trupe, dirigido por Roberto Merino.
Confesso que nunca me despertou muito a escrita de Agostina, se calhar uma ideia pré-concebida, um preconceito que tenho que ultrapassar, mas gostei muito deste texto e da sua excelente representação. Fiquei feliz por ver integradas no elenco algumas ex-alunas da ESAP.
Por tudo isso acho que esta peça merece aqui uma referência e um aplauso.
Um abraço para todos.