Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

sexta-feira, abril 17, 2009

UM ESCANDALO!


Este ano o “Fazer a Festa” não se realiza no Porto!


O Teatro Art’ Imagem previa realizar a 28ª edição do “FAZER A FESTA – Festival Internacional de Teatro” na cidade do Porto (nos jardins do Palácio de Cristal, como tem sido hábito há mais de 15 anos) dos dias 25 abril a 3 de Maio.

Este Festival, organizado na cidade do Porto anual e ininterruptamente desde 1981, foi sempre reconhecido como de interesse municipal, tendo em 2001 recebido a Medalha de Ouro de Mérito Cultural atribuída por unanimidade pela vereação da C. M. do Porto.

Depois dos acontecimentos de 2006, que obrigaram o Teatro Art’ Imagem a levar a tribunal a C.M. Porto por incumprimento do apoio financeiro já acordado ao “Fazer a Festa” desse ano, a nossa companhia não teve qualquer apoio financeiro do município para a concretização da edição de 2007 do Festival.

Em 2008, após reunião com o Dr Gonçalo Gonçalves, vereador da Cultura da C.M. Porto, este, mostrando-se receptivo ao pedido de apoio financeiro aí formulado, reencaminhou-o para a empresa Porto Lazer EM.
Esta entendeu apoiar o Festival logística e financeiramente, o qual decorreu de 25 abril a 4 de maio 08.
O apoio financeiro foi de 15.000,00 (quinze mil euros), sendo o contrato de colaboração enviado para nossa assinatura a 13 de Outubro 2008.

Em 2009, de novo após reunião com o vereador da Cultura da C.M. Porto (que se mostrou receptivo a um apoio financeiro igual ao do ano anterior para a edição de 2009 do “FAZER A FESTA” e que, por nossa sugestão, ficou de considerar a hipótese de o mesmo ser aumentado para 20.000,00), o pedido transitou novamente para a Porto Lazer que a 16 de fevereiro 09 nos comunicou verbalmente que contássemos, pelo menos, com o mesmo apoio logístico e financeiro do ano anterior e que a hipótese do apoio financeiro ser aumentado para 20.000,00 não estava ainda posta de parte.

Entretanto, a data de julgamento da acção sobre a edição de 2006 do “FAZER A FESTA”, marcada para 24 março 09 (mas posteriormente adiada para o próximo dia 17 abril 09), foi objecto de notícia no “Jornal de Notícias” a 20 março 09.

A 25 de março 09, a pedido da Porto Lazer e com carácter de urgência, tivemos uma reunião com o Eng. Ricardo Almeida, onde nos foi comunicado que:
iria haver cortes percentuais no montante financeiro de vários eventos culturais, (entre outros, os festivais de teatro FITEI e FIMP) e que o “FAZER A FESTA” não teria qualquer apoio financeiro devido a dificuldades orçamentais.

Tal como afirmámos nessa reunião, cremos que esta cronologia de acontecimentos demonstra bem que este festival da cidade, organizado pelo Teatro Art’ Imagem, não está a ser equacionado da mesma forma que outros idênticos, o que nos leva a pensar que está a sofrer retaliações por parte do executivo camarário.



Nesta conformidade, a companhia considera não estarem reunidas as condições de seriedade, boa-fé e integridade para assinar um acordo com um parceiro que mais uma vez falta à palavra dada.

Assim, o Teatro Art’ Imagem entende que esta atitude da C.M. Porto (até porque a mesma não foi tomada face aos outros Festivais de Teatro da cidade), teria de ter uma resposta exemplar, não pactuando com uma atitude que, mais uma vez debilitando à última hora a organização do Festival, prejudica fortemente a actividade cultural da cidade e os munícipes portuenses que, ao longo de 28 anos, têm aos milhares acompanhado as várias edições do “Fazer a Festa”, património cultural da cidade.

Como forma de protesto para com a política cultural deste executivo, a qual não dignifica nem respeita os seus agentes culturais e artistas, não os tratando com seriedade e boa-fé, decidimos – excepcionalmente – realizar a edição de 2009 do Festival no concelho da Maia.
Uma vez que a programação do Festival estava já definida para os jardins do Palácio de Cristal, esta autarquia disponibilizou-nos “in extremis” as condições necessárias para a sua concretização, tendo a programação sido redimensionada para os novos locais onde decorrerá: os jardins e o auditório da Quinta da Caverneira, em Águas Santas (para os espectáculos dirigidos ao público em geral) e o Grande Auditório do Fórum da Maia (para os espectáculos dirigidos aos públicos escolares).

Esta edição de 2009 - um “Fazer a Festa” aqui ao lado (!) que irá acrescentará novos públicos aos públicos habituais do Festival… - só é possível graças tanto à compreensão das companhias de teatro participantes (e também àquelas que à última da hora não puderam estar presentes devido a um orçamento que foi fortemente abalado e às condições dos espaços teatrais disponíveis), como da Câmara Municipal da Maia, (concelho onde o Teatro Art’ Imagem desenvolve grande parte da sua actividade), que mais uma vez deu provas da relevância com que encara a Cultura e os seus artistas e agentes e, sobretudo, como procura dinamizar e solidificar a oferta cultural para os seus munícipes.

Esperamos que no próximo ano o “Fazer a Festa – festival internacional de teatro” volte aos jardins do Palácio de Cristal, seu “habitat” natural, em condições de dignidade que este ano não existiram.


O “Fazer a Festa”, o terceiro festival de teatro mais antigo do País, é um festival da cidade do Porto
e é aqui que o queremos continuar a realizar com todo o apoio da sua Câmara Municipal !

14 de Abril de 2009
A direcção do TEATRO ART’ IMAGEM

1 comentário:

Branca disse...

Uma vergonha que de há uns anos a esta parte sejam os concelhos vizinhos do Porto a apoiar as suas Companhias de teatro, já que o mesmo aconteceu com o TEP, que teve que se mudar com armas e bagagens.
Esperemos que esta triste situação se resolva no próximo ano.
Beijos