Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

sexta-feira, dezembro 14, 2007

RECADO PARA QUEM TEM ORELHAS




BREVE COMENTÁRIO
Manter um blog como este, sobretudo quando:
- não se dominam técnicas e conhecimentos de informática;
- o tempo de que se dispõe é escasso para outras tarefas que também exigem atenção;
- adiamos tarefas (inadiáveis) para informarmos aquilo que nos parece útil;
- teimamos am actualizações porque não há muito quem fale do teatro que se vai fazendo;
- mesmo alguns dos que aqui se divulgam nem um comentário nos dão como retorno;
- a maior parte dos comentários surgem de quem está atento e percebe este esforço;
- o blog foi criado para alunos e professores da ESAP;
- e da ESAP desconhecemos completamente o que pensa sobre ele (o blog);
QUANDO ISTO ACONTECE
APETECE PERGUNTAR:
- Vale a pena continuar?
- Embora isto não sejam «pérolas» estamos a oferecê-las a quem?
- Não será preferível transformar este blog num «blog pessoal» apena dirigido aos amigos com quem estamos em contacto e nos têm presenteado com os seus comentários?
- E não estarão os próprios amigos já cansados, porque a falta de tempo nem nos tem permitido, ao menos, agradecer as suas palavras de incentivo?
PARA QUEM NÃO PERCEBEU ESTE RECADO
bastará ler os comentários daqueles que realmente se interesam por estas coisas e tenho a certeza de que ficará com as «ORELHA A ARDER».
nota: pode fazê-lo clicando nos comentários, no final de cada post.
FERNANDO PEIXOTO
(Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CESAP
Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto)

12 comentários:

Anónimo disse...

parece me muito pertinente este comentario-desabafo, julgo que não custa nada deixar uma opinião sobre as noticias e textos publicados, todos com interesse para o publico que gosta de teatro e que pretende minimamente estar actualizado !

Roberto Merino M

já agora um PS, não é aquilo que imaginan... um bom natal para a gente de boa vontade que gosta de teatro e de blogs !

São disse...

Meu caro amigo,aqui te deixo o meu contacto:
saobanza@hotmail.com.
Abraço do coração!

Anónimo disse...

Querido Fernando
É triste de constatar de tais factos!!!


Bjs.
Rosa

Branca disse...

Caro amigo,
É um facto que sou uma amiga do Teatro e que às vezes comento neste blog, mas para que não fique tão pessimista devo dizer-lhe que foi precisamente através de alunos da ESAP que conheci este espaço.
Um abraço

Isamar disse...

"Vale sempre a pena quando a alma não é pequena."

E tu, Fernando, tens uma alma do tamanho do mundo. Este espaço é valioso. Não desistas dele. Nunca!
Ouvi bem e passarei.
Beijinhosssss

Rosa Brava disse...

Claro que vale a pena continuar!
Um trabalho meritório que muito aprecio, apesar de poucas vezes comentar, já que o meu pc habitua, diário não me permite comentar, mas somente ler.

Um abraço e grata por toda esta imensa partilha.

FELIZ ANO NOVO

Anónimo disse...

Apesar dos alunos por vezes não contribuirem aquilo que deviam acho que devemos continuar e tentar mostrar a quem não acredita: que estamos aqui e a TRABALHAR ... em relação a ESAP é outra história.
Obrigado por tudo, principalmente pela sua força de vontade que nos faz acreditar que as coisas vão melhorar.
Beijo Grande
Vera Pitrez

Anónimo disse...

Nunca antes havia feito um comentário, embora goste muito de falar e escrever, com relação ao blog tenho apenas lido... porém, acho que é um ótimo trabalho e que não deve desistir dele!!! Afinal, teatro e blogs é para quem ama!!!

Obrigada mais uma vez pelo seu trabalho

Rita Burmester Moreira

Anónimo disse...

Custa e dói ler tais palavras de desânimo por parte de alguém que tanto luta pelo que acha importante! Professor dedicado, pessoa atenta entre muito mais qualidades, Fernando Peixoto faz deste blog um espaço de refugio,e nada justifica por isso o seu fim. Se por um lado há falta de participação e intervenção da nossa parte, atenção, não significa que não estejamos sempre atentos ao que aqui se passa. Nunca ninguém nos disse que a vida era fácil, e de facto ir para as aulas, estudar, trabalhar e ainda ter outras preocupações são coisas simples que acabam por nos ocupar o dia-a-dia. Mas sabem o que é mais recompensador no meio disto tudo?! É que no fim de mais um dia fatigante, podemos sentar-nos frente ao computador, ler umas palavras de sabedoria, amizade e conforto, e sem nos pronunciarmos recolhermos ao ninho onde acabaremos por nos deixar levar pelos sonhos. Se todo o mundo é um palco, façamos deste palco um sonho bonito. E ninguém melhor do que o professor para fazê-lo, porque tem o dom da palavra, da persuasão, da comunicação. E quando palavras tão nobres se levantam, não há nada mais a dizer. Este blog é o resultado de algumas vontades e amor ao teatro, aspectos que não mudam de forma alguma. Nem sempre fazemos o que gostariamos de fazer, mas quem nos conhece sabe o que sentimos, as vontades que temos, as prioridades que nos obrigam a criar, e o amor que cá dentro se esconde. Foi há praticamente 4 anos que nos conhecemos e nos aproximamos. 48 meses depois, passados quase 1500 dias, cá estamos... penso que nada mais fica para justificar a continuidade deste blog, e de quem o mantém vivo ...

Anónimo disse...

Respondendo as perguntas do recado para quem tem orelha:
1)Eu digo, como leitora, que vale a pena continuar sim, nem entendo o porquê do não continuar.... desastre para a cultura da arte.
2)No meu entendimento o oferecimento é pra quem gosta de ler apreciando e aprendendo ou escolheu a leitura para entretenimento e aprendizado... É interesse e admiração.
3)Transformar o blog em 'pessoal' penso que sim se a minha resposta for individual (e eu já respondo que se isto acontecer, continue me enviando); agora se a resposta é coletiva, digo, em termos de 'pensar' coletivo que restringir a divulgação ou o oferecimento é restringir uma excelente leitura para todos, digamos, uma grande maioria de pessoas, ou não é?
Eu não acredito que as pessoas fiquem cansadas daquilo que lhes interessa e não existe cansaço para as delicadezas, os bons costumes, a educação... agradecer é natural, o agradecimento já é um incentivo, pois não? O tempo, a gente constrói, quando, obviamente, quer. Não acredito que tenha alguém que não tenha tempo para ver um filme na tv, para comer, para dormir, para caminhar, para ir ao cinema, ir beber um gole.... enfim.... faltar tempo pra ler... só se você não gosta de ler, não gosta de aprender, não gosta de evoluir, não gosta de se inteirar com o mundo.
Concluindo: vale a pena, é arte, gosto e, individual ou coletivo, quero continuar recebendo.

Jorge Louraço Figueira disse...

Eu que sou tão forreta em comentários, não resisti ao desafio e vim aqui comentar: os tempos estão muito difíceis para os homens de teatro e este blogue é uma das poucas trincheiras que ainda temos. Por isso coragem! Pela minha parte, virei cá comentar novamente!

Anónimo disse...

Ai as orelhas a arder. Saio em defesa das mihas orelhas e dos olhos recentemente cooptados para este blog. Comentários cá cantarão. Que sejam forma de agradecimento por outros comentários bem afinados e úteis. Nuno Meireles