Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

quinta-feira, outubro 12, 2006

ESAP - CURSO SUPERIOR DE TEATRO 2006-2007

Conteúdos das disciplinas de
HISTÓRIA DO TEATRO

1º Ano- 1º Ciclo - HISTÓRIA DO TEATRO - I

A PRÉ-HISTÓRIA DO TEATRO
A «infância» da comunicação
«Teatro» ou «Expressão Dramática»?
O ritual e a magia reforçam a solidariedade comunitária
O TEATRO NA ANTIGUIDADE
Os primórdios do teatro: do mimo à máscara e à dança
Um mito: os deuses necessitam do teatro
Manifestações parateatrais nas civilizações da Antiguidade
A literatura na Mesopotâmia
Egipto e o teatro litúrgico
Os «enigmas» de Creta

Palestina
O TEATRO GREGO
A dança popular em louvor ao deus
O ditirambo
O drama satírico é herdeiro do ditirambo
Ésquilo (525-456 a.C.), o primeiro dos grandes tragediógrafos
Sófocles (497-405 a.C.) um dignitário da polis
O «misógino da caverna»: Eurípides (485-406 a.C.)
A «morte» da tragédia grega
Os «primeiros passos» da Comédia
Aristófanes (445-380 a.C.)
As transformações da época helenística
Menandro (c. 342-292 a.C.)
O TEATRO ROMANO
As origens
Plauto (c.250 a.C. – 184 a.C.)
Terêncio (c.190 – c.159 a.C.)
Séneca (c. 4 ou 2 a.C. – 65 d.C.) e a tragédia «estóica»
O TEATRO MEDIEVAL
O cristianismo e o Teatro
A difícil coexistência entre o sagrado e o profano
O TEATRO RENASCENTISTA NA EUROPA
O Humanismo renascentista
O Renascimento no Teatro


3.º Ano - 1º Ciclo - HISTÓRIA DO TEATRO - III

DO ROMANTISMO AO NATURALISMO
Caminhos de inovação no teatro europeu

O teatro em Espanha anterior à «geração de 98»
UM TEATRO «JÁ» CONTEMPORÂNEO
Nota prévia à abordagem do teatro no século XX
Da dramaturgia à encenação
Novas propostas dramáticas
Correntes da modernidade
Brecht e a renovação do teatro
A obra e a doutrina de Brecht
O teatro de língua inglesa
A renovação do teatro em França
Caminhos de renovação no teatro italiano
A Espanha da «geração de 98» à «geração de 27»
O teatro na Rússia


1.º Ano - 2º Ciclo - HISTÓRIA DO TEATRO PORTUGUÊS

O TEATRO MEDIEVAL
O cristianismo e o Teatro

A difícil coexistência entre o sagrado e o profano
O caso português
Gil Vicente (c. de 1465-1536)

A «natividade» do Teatro Vicentino
Transição da Idade Média para o Renascimento
Uma obra vasta e diversificada
Breves observações sobre algumas obras
A «herança vicentina»
Os seus sucessores

O Portugal de Quinhentos
O teatro clássico em Portugal
O teatro camoniano
A importância dos clássicos no teatro religioso e da expansão
A contracorrente do teatro em língua portuguesa
O TEATRO RENASCENTISTA NA EUROPA
O Humanismo renascentista
O Renascimento no Teatro
DO BARROCO AO NEOCLASSICISMO
Uma época de grandes transformações
O Barroco nas artes
O Barroco na literatura
A heterogeneidade teatral portuguesa do século XVIII

António José da Silva «o Judeu» (1705-1739)
A ópera em Portugal
O teatro dos árcades – a Arcádia Lusitana
A Nova Arcádia
Um teatro de transição para uma época de mudança
PORTUGAL NO SÉCULO XIX
GARRETT e a «refundação» do Teatro Nacional

Almeida Garrett (1799-1854) – Vida e obra
O teatro de Garrett
Frei Luís de Sousa
O equívoco do romantismo teatral
A História como fonte do drama
O drama de actualidade ou dito «social»
As mutações finisseculares
Dos finais do século XIX às novas propostas teatrais na abertura do século XX
UM TEATRO «JÁ» CONTEMPORÂNEO
Nota prévia à abordagem do teatro no século XX
Da dramaturgia à encenação
Novas propostas dramáticas
Correntes da modernidade
O SÉCULO XX EM PORTUGAL
Do Simbolismo ao Saudosismo
O «clima» do teatro no Estado Novo
Breve excurso pela dramaturgia anterior a 1974

A singularidade de Raul Brandão (1867-1930)
O «academismo» de Júlio Dantas
Vasco de Mendonça Alves
A crítica corrosiva de Vitoriano Braga (1888-1940)
A integridade de Alfredo Cortez
A quantidade e a qualidade em Ramada Curto
O teatro humanista de Carlos Selvagem
Os caminhos da renovação: Almada Negreiros
João Pedro de Andrade (1902-1974)
A tensão dramática de José Régio (1901-1969)
O realismo de Joaquim Paço D'Arcos (1908-1979)
Costa Ferreira: a coerência do actor e do dramaturgo
O teatro nas suas diversas vertentes:
o caso exemplar de Luiz Francisco Rebello
A dramaturgia coerente de Bernardo Santareno
Romeu Correia, da tradição ao modernismo
Outros autores e outras obras
BREVES PALAVRAS FINAIS: O Teatro pós 25 de Abril


BIBLIOGRAFIA GERAL
PEIXOTO, Fernando - História do Teatro no Mundo. In Encilopédia Didacta. Agualva-Cacém: F.G.P. Editores, 2005.
PEIXOTO, Fernando - História do Teatro Europeu. Lisboa: Edições Sílabo, 2006.
REBELLO, Luiz Francisco - História do Teatro Português. Lisboa: Publicações Europa-América.

2 comentários:

Anónimo disse...

porque não se associam ao protesto no teatro rivoli?

Todo o mundo é um palco disse...

Porquê Anónimo?
Estamos solidário, mesmo que só agora tenhamos feito chegar a nossa opinião.