A OBRA
O que é e como surgiu o teatro? Inspiração dos deuses? Obra dos homens? Triunfo do Inverno ou Sonho de Uma Noite de Verão? Mistério da vida ou sonho de loucos?
Sabe-se hoje que é a arte mais antiga da Humanidade, porque sendo a arte do diálogo, nasceu quando um Homem começou a comunicar com outro Homem, utilizando o corpo, o gesto, as palavras. Mas como evoluiu o Teatro? Sagrado ou Profano, Trágico ou Cómico, navegando na Barca de Caronte ou na Barca do Inferno, convocando anjos ou demónios, sempre o Teatro serviu os deuses e os homens, glorificando-os, mas também descobrindo-lhes e expondo-lhes os defeitos.
Ameaçado na Grécia e em Roma, silenciado nos primevos da Idade Média, arrastando-se em carroças itinerantes e mais tarde brilhando na luxúria dos salões aristocráticos, ciclicamente anunciado como moribundo, sempre se ergueu qual Fénix renascida.
Tomando os primeiros passos da Humanidade como ponto de partida, História do Teatro Europeu transporta o leitor numa fascinante viagem ao longo de milhares de anos, acompanhando a evolução de uma das mais sublimes criações do homem.
Escrita num estilo cativante, e prefaciada pelo encenador Roberto Merino, a obra aborda todas as épocas e estilos do fenómeno teatral, dando a conhecer ao leitor universos tão fantásticos como os da tragédia grega, os dos autos vicentinos ou os do criador de Romeu e Julieta. Dedicando um capítulo ao séc. XX em Portugal, História do Teatro Europeu, que é também uma história sociológica e política da humanidade, é uma obra de grande actualidade e rigor que poderá ser consultada com vantagens pelos profissionais e estudiosos do teatro e que agradará também aos leitores que pretendam conhecer melhor o maravilhoso mundo do palco e pretendam viajar pelos caminhos do tempo, observando as mulheres e os homens que, num continuum imparável, foram construindo a própria história.
Já se ouvem as pancadinhas...
Que se abram as páginas.
NOTA:
Depois de se ter esgotado, em menos de dois meses, a sua obra História do Teatro no Mundo, da Enciclopédia DIDACTA, Fernando Peixoto vê a Sílabo editar este seu longo estudo sobre o percurso do Teatro na Europa. Pela primeira vez há, em língua portuguesa, uma obra acessível para os estudantes de teatro.
10 comentários:
anamloura@hotmail.com
Se calhar podes ajudar-me: o meu filho concorreu à Escola do Bolhão para curso de actores mas ficou excluido. Que mais escolas há no Porto para ele tentar entrar? Ele tem "só" o 9º ano. Apagas este pseudo comentário? Ainda não li os artigos de forma a comentar...hoje foi dia de escrever a minha crónica...fico sempre sem "Olhos" pra mais nada. Beijinho e obrigada pela tua opinião ácerca do Mulheres de Atenas
suspeito como sou recomendo esta obra por muitos motivos, pela sinceridade pelo rigor e claro pelo teatro !
Eu não sou estudante de teatro, mas adoro! Gostava muito de ler o livro, e vou fazê-lo!
Continuação de sucesso, tudo de bom!
Um beijo
é bom saber que há gente que escreve sobre teatro parabéns !
Caro Fernando,
A verticalidade, o mármore, a frontalidade sage caracterizam a excelência da tua pessoa que aprendi a respeitar.
Os teus trabalhos científicos são profundos e merecem a atenção de todos os académicos e público em geral!
Parabens pelo Teu trabalho e Obrigado pelos teus talentos!
Um Abraço de respeito e admiração do DELFIM SOUSA
O valor de uma obra está intimamente ligado ao valor de seu autor. Deixo aqui os meus cumprimentos desejando longa vida de sucesso aos dois! Maria
Meu caro Fernando, seu nome aliado a alguma obra é sinônimo de sucesso.... Parabéns
Um forte abraço do amigo deste lado de cá do oceano....
Somente agora tive acesso pleno ao convite para o lançamento da magnifica obra do Fernando Peixoto. Parabéns ao poeta amigo, com votos de muito sucesso e muitas edições.
Meu abraço caloroso
Estou muito feliz por ti e orgulhosa da tua doce amizade.
Tenho a certeza de que o teu livro, filho do teu saber, será partilhado com carinho e interesse por quem ama o teatro.
Um beijinho.
Caro Fernando Peixoto, sou professora de Artes Cênicas na escola e gostaria muito de adquirir seu livro História do teatro no mundo, mas pesquisei na livraria cultura e saraiva e não encontro. Ajude-me por favor.
Enviar um comentário