Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

sexta-feira, maio 09, 2008

Beijamins - III FESTIVAL PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE














Beijamins III Festival para a Infância e Juventude
Peças de teatro e actividades dedicadas especialmente aos mais novos!

9Maio - 21h45 - Cine Teatro Eduardo Brazão
"A Menina e o Mar" - Clube de Teatro Atl. S. Vouga
"O Príncipe Nabo" - Dramático Flor Infesta
"Nuvem que não Chora fica Doente" - Grupo Aceno de Acenar M/6 Anos
10 Maio- 18h - Biblioteca Municipal de Gaia
Abertura da Exposição das Ilustrações de Roberto Chichorro
Lançamento do Livro "O Pássaro da Primavera" - M/6 Anos
16, 17, 18 Maio - Cine Teatro Eduardo Brazão
"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" - Teatro Arado
Horário: 16 Maio - 10h30 e 14h30;
17 Maio - 16h30 e 21h45;
18 Maio - 16h30
22 Maio - 16h30 - Parque da Lavandeira
Conversa à Sombra "O ensino artístico nas escolas"
Com Professores e Encarregados de Educação
Jogos de Expressão Dramática (levar fato de treino)
23 Maio - Auditório do Teatro Amador de Sandim (TAS)
"O Corta-Unhas" - Teatro Assombrado
Horário:10h30, 14h30 e 21h30
M/3 Anos
24 Maio - 21h45 - Cine Teatro Eduardo Brazão
"As Histórias do Sr. Kauner" - Co Produção Teatro Arado/Espaço T
"O Meu Caso" - ESAP 2º Ano Curso de Teatro
"A Ida para o Inferno" - ESAP 1º Ano Curso de Teatro
M/12 Anos
01 de Junho - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - Parque Biológico de Gaia
17,30 - Abertura da exposição das ilustrações de Roberto Chichorro
18,00 - Lançamento do livro O Pássaro da Primavera
02 Junho a 8 Junho - Auditório Parque Biológico
"O Pássaro da Primavera" - Teatro Arado
Horário:
2 a 6 Junho - 10h30 e 14h30
7 e 8 Junho - 16h30
M/ 3 Anos

ACTIVIDADES PARALELAS
09 Maio - Teatro Amador de Sandim (TAS)
Lançamento da Revista de Teatro Que Cena
Horário: 21h

23 de Maio a 07 Junho - Teatro Amador de Sandim (TAS)
21,00 - "Uma Vida no Teatro" -Exposição Documental de Homenagem a Fernando Peixoto
Horário: Inauguração da Exposição - 21h
Diariamente das 10h às 19h

Organização: Gaianima, E.M. e Teatroarado, A.C.

NOTÍCIAS DE TEATRO

História de uma gaivota
e do gato que a ensinou a voar
pelo ART'IMAGEM
na
BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT no Porto

5 a 15 de Maio8, 9 e 10 de Maio - 21.30h
10 e 11 de Maio - 16.00h

Uma gaivota, vítima da poluição de uma maré negra, confia o seu pequeno ovo a um gato, chamado Zorbas, pedindo-lhe para cumprir três promessas: não comer o ovo; cuidar dele até nascer a gaivotinha; e, por fim, ensiná-la a voar. Zorbas pede então ajuda a três amigos (Colonello, Sabetudo e Barlavento) para tentar levar a cabo a estranha missão de cuidar da gaivotinha. Depois de passarem por muitos perigos para cumprirem as duas primeiras promessas, eles têm que recorrer a alguém muito especial para os ajudar a cumprir a terceira - ensiná-la a voar ! Mas, para isso, têm que quebrar o tabu dos gatos...


Fest'Arte 2008

O Juíz das Borracheiras

Org. TAS - Teatro Amador de Sandim
Representação pelo Grupo Mérito Dramático Avintense, com encenação de Manuel Ramos Costa.
Horário21h30
Local: Sede da colectividade
Morada: Rua do Teatro Amador, 120 4415 Sandim - Vila Nova de Gaia
Telefone:22 7631286
.......................................................................................

De 2008-05-08 a 2008-05-25
Eclipse Total
de Christopher Hampton
Pelo Teatro Experimental do Porto

Uma encenação de Norberto Barroca para a peça de Christopher Hampton, autor, dramaturgo, argumentista e realizador inglês nascido em 1946 na ilha açoriana do Faial, quando o pai, engenheiro, lá trabalhava. Hampton fez carreira no teatro, televisão e cinema, e foi nomeado em 2008 para o Óscar de melhor argumento adaptado por "Expiação". Tem sido, igualmente, autor de vários argumentos, como "Casa de Boneca", "O Cônsul Honorário" ou "Ligações Perigosas".

"Eclipse Total" foi adaptada ao cinema pelo próprio, num filme dirigido por Agnieszka Holland, com Leonardo Di Caprio e David Thewlis. Protagonizada em Gaia por Fábio Alves e Pedro Lamas, a peça aborda as vidas de dois dos maiores poetas franceses, Rimbaud e Verlaine, o seu relacionamento, a sua intervenção polémica e tempestuosa no Século XIX e os seus reflexos até aos dias de hoje.
Tradução, encenação e cenografia de Norberto Barroca
Figurinos e co-autoria de cenografia de Mário Dias Garcia
Desenho de Luz e Sonoplastia de Eduardo Brandão
Interpretação de Fábio Alves, Pedro Lamas, Adriano Martins, Ângela Marques, Aquiles Dias, José Cruz, José Dias, Margarida Machado, Olga Dias e Susana Sá
Org. Pelouro da Cultura, Património e Turismo/Auditório Municipal/TEP/ Gaianima
Horário: de 4ª a Sábado às 21h45 Local: Auditório Municipal de Gaia
........................................................................................
Já saiu o

Nº 33 de Teatro/CELCIT

Revista de teatrología, técnicas y reflexión sobre la práctica teatral iboamericana
A tu disposición en la sección Publicaciones de www.celcit.org.ar
Tres nuevos textos teatrales en www.celcit.org.ar Tres nuevos textos teatrales, de lo mejor de la dramaturgia iberoamericana contemporánea, a tu disposición en la sección Publicaciones/Dramática Latinoamericana de www.celcit.org.ar ;
desde allí podés bajarlos a tu PC, sin cargo alguno.Ya son más de 270 los textos publicados, procedentes de Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, España, Francia, México, Perú, Portugal, Puerto Rico, Uruguay, Venezuela... Los nuevos textos son:275. La confesión de un hijo de puta. Paco Sanguino y Rafael González (España)276. Doscientos veinte voltios. Víctor Winer (Argentina)277. Las películas de invierno. Juan Mayorga (España)

Últimos títulos publicados:
255. A ver un aplauso. César de María (Perú)
256. Passport. Gustavo Ott (Venezuela)
257. Ignacio & María. Mara Mansur (Cuba)
258. El último barco. César de María (Perú)
259. Pony. Gustavo Ott (Venezuela)
260. Charlotte Corday. Nara Mansur (Cuba)
261. Arritmia. Leonel Giacometto (Argentina)
262. Tolstoi. Ricardo Prieto (Uruguay)
263. Tren hacia la dicha. Amado del Pino (Cuba)
264. El zapato sucio. Amado del Pino (Cuba)
265. El sueño de Dios. José Luis Arce (Argentina)
266. La niña que moría a cada rato. José Luis Arce (Argentina)
267. A paso lento. Gracia Morales (España)
268. Alcanzar el unicornio. Guillermo Schmidhuber (México)
269. Alicia. Raquel Diana (Uruguay)
270. Café de lobos. Jorge Ricci (Argentina)
271. Cuadros de humor. José Luis Alonso de Santos (España)
272. Cuentos de hadas. Raquel Diana (Uruguay)
273. Cloro. Víctor Winer (Argentina)
274. En busca de un hogar sólido. Guillermo Schmidhuber (México)
.........................................................................................................
Auto da Razão (Grupo de Teatro FJA)
A: 17/5/2008 - 21.30h, Cine-Teatro São Luís
Sinopse
O homem mata a sua mulher.A mulher recusa-se a estar morta.A médica faz o parto à mulher morta.A amante pede ao homem para matar a mulher.A amante morre…Não não. A mulher morre. É assim? Já não sei…A Juíza que decida!O homem não está louco, Não está Louco, Louco!
Ficha Técnica:
Texto: Jorge Palinhos
Encenação, Espaço Cénico e Figurinos: Diana Sá
Elenco: Carla Leite, Catarina Ribeiro, Filipe Salgado e Natália Ribeiro
http://fundacaojorgeantunes.com
....................................................

O Último Baile... do Sr. José da Cunha
Comédia com encenação de Ricardo Silva
Org. Junta de Freguesia de Gulpilhares/ TEAGUS-Teatro Amador de Gulpilhares
Auditório de Gulpilhares, 2008-05-10
....................................................
DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA
TEATRO MUNDIAL (PICOAS)
De Plínio Marcos
Encenação de Sílvio Guindane
Com André Gonçalves e Freddy Ribeiro
De 24 de Abril a 18 de Maio
De quinta a sábado às 21h30 domingos às 17h30
Preço dos bilhetes: 20€
Informações: 21 412 17 97
Reservas: 21 357 40 89
Sinopse
Paco e Tonho são dois operários falidos e semi marginalizados de um Mercado de Peixe do cais do porto. Enquanto Paco é um ser tomado pelo sentimento de provocação e agressividade aparente, Tonho, mais velho, tem em seu peito uma grande vontade de crescer na vida, fazer valer o estudo que cursou, por isso desenvolve uma espécie de dependência aos valores socialmente válidos que se recria neste espetáculo relacionado a um par de sapatos.
Estes sapatos representam dentro da critica de Plínio Marcos todos os valores materiais do capitalismo, da exaltação da imagem e do desencaixe social que existe com o ser humano.A agressividade de um e a passividade de outro, dentro deste mundo tão peculiar desnuda o comportamento destes dois indivíduos dilacerando assim uma luta de cérebros até a destruição, luta esta que poderia acontecer com qualquer um de nós, mesmo não sendo nós semi marginalizados de um mercado de Peixe do cais do Porto.

...................................................................
Masterclass por Juan Mayorga no
31º Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – FITEI
inscrições abertas
O 31º FITEI vai organizar uma masterclass com Juan Mayorga, um dos nomes em destaque nesta edição do Festival. Dirigido a estudantes e profissionais de teatro, cinema e jornalismo, a masterclass pretende ser um espaço de pesquisa do autor espanhol com os participantes, a partir dos textos escritos por Mayorga.

A entrada é livre, sujeita à limitação de 25 inscrições. A masterclass realiza-se no dia 1 de Junho, Domingo, das 10h00 às 13h00, na Sala Polivalente do IPJ.
A ficha de inscrição deverá ser enviada por correio (Rua do Paraíso, 217, 2 - sala , 4000-377 Porto) ou e-mail para geral@fitei.com até ao dia 23 de Maio.

Em 2008, o Fitei inicia uma nova secção, com a finalidade de proporcionar aos estudantes um contacto directo ao nível de formação com criadores de reconhecido mérito do meio teatral. Para esta edição do Festival, são propostas três iniciativas:
Uma oficina de cenografia com Ulisses Cohn, um workshop com Ana Vallés ("EL VICIO DE MIRAR") e uma masterclass com Juan Mayorga.
Trata-se de uma oportunidade dos estudantes das escolas de teatro e não só de terem contacto com a experiência e formas de trabalhos dos autores convidados.
Juan Mayorga nasceu em 1965 em Madrid. Licenciado em filosofia e matemática, dedicou-se à filosofia da história e da estética. A sua tese de doutoramento intitula-se "A filosofia da História de Walter Benjamin" e aborda as obras de Walter Benjamin, Ernst Jünger, Georges Sorel, Donoso Cortés, Carl Schmitt e Franz Kafka. É membro do grupo de investigação " O Judaismo. Uma tradição esquecida na Europa" do Instituto de Filosofia do Conselho Superior de Investigação Científica. Publicou ensaios e diversos textos sobre Lope de Vega, Artaud, Dürrenmatt, Heiner Müller, Valère Novarina e José Sanchis Sinisterra, entre outros. É membro do conselho de redacção da revista "Primer Acto". Ensina dramaturgia e história das ideias na Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid. Mayorga começa a dedicar-se à escrita teatral em 1989, ano em que é nomeado para o prémio Marqués de Bradomín por Siete hombre buenos. Estreou ou publicou os seguintes textos para teatro:- Siete hombres Buenos (1989)-. Más ceniza (1992), El traductor de Blumemberg (1994-2000), Concierto fatal de la viuda Kolakowski (1994), El hombre de oro (1996), El sueño de Ginebra (1996), El jardín quemado. (1998), La mala imagen (1997), Legión (1998), La piel (1998), Amarillo (1998-2000), El Crack (1998), Angelus Novus (1999), Cartas de amor a Stalin (1998), La mujer de mi vida (1999), BRGS (2000), El Gordo y el Flaco (2001), La mano izquierda (2001), Una carta de Sarajevo (2001), Encuentro en Salamanca (2002), La biblioteca del Diablo (2001), Camino del cielo (2002), El buen vecino (2002), Sonámbulo (A partir de "Sobre los ángeles", de Rafael Alberti) (2003), Animales nocturnos (2003), Tres anillos (2004). Foi ainda co-autor, com Juan Cavestany, de Alejandro y Ana e autor de Lo que España no pudo ver del banquete de la boda de la hija del presidente (2003), Ultimas Palabras de Copito de Nieve (2004) e Hamelin (2004) . Traduziu e adaptou A Visita da Velha Senhora de Friedrich Dürrenmatt (2000), O Monstro dos jardins de Calderón (2000), A dama boba de Lope (2002) Nathan, O Sábio, de Lessing (2003). A sua peça Cartas de Amor a Stalin, em tradução de José Martins, está editada na Campo das Letras. E O Tradutor de Blumemberg, em tradução de António Gonçalves foi editado na Revista "Artistas Unidos".
Masterclass com Juan Mayorga
Sala Polivalente do IPJ
Rua Rodrigues Lobo, Porto
1 de Junho 2008, Domingo, das 10h00 às 13h00
Mais informações em www.fitei.com > Notícias Fitei
.....................................................................................................
FITEI - Newsletter 12
É já no próximo dia 28 de Maio que arranca a
31ª edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
Durante doze dias, entre estreias e alguns regressos ao Festival, serão 24 espectáculos proporcionados por 15 companhias, de Portugal (7), Espanha (5), e Brasil (1), com destaque para 3 espectáculos de rua, a acontecerem junto à Casa da Música, na Avenida dos Aliados e na Fundação de Serralves.
Nas actividades paralelas, entre outras iniciativas, destaque para a apresentação do Plan Galego das Artes Escénicas, o documento estrutural da política cultural da Xunta da Galicia. Para este ano, o Festival abre uma nova secção – Oficinas FITEI, com uma masterclass com o autor espanhol Juan Mayorga, uma oficina de cenografia por Ulisses Cohn e o workshop dirigido pela coreógrafa e encenadora Ana Vallès.
Revistas de teatro espanholas no Fitei
O FITEI vai contar este ano com a cobertura jornalística das principais revistas espanholas especializadas em Teatro. A Artez, Primer Act e a Revista Galega de Teatro são algumas das confirmações para esta edição do Festival. O interesse da imprensa especializada espanhola no FITEI vem reforçar a importância e abrangência internacional do Festival
Blogue do festival
Informações e notícias sobre o mundo do teatro ibérico em
http://www.fitei.blogspot.com