Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

domingo, setembro 24, 2006

CURSO SUPERIOR DE TEATRO NA ESAP



Curso Superior de Teatro
da ESAP
para os primeiros anos e para completar o ciclo de licenciatura
Se é possuidor de um bacharelato em Artes, Letras ou afins
e possui experiência em teatro como formador, pedagogo ou animador teatral, poderá completar um ciclo de estudos em
Estudos Teatrais
na ESAP - Escola Superior Artística do Porto, completando assim uma licenciatura em teatro!

ESAP
Largo S.Domingos 80
4050-545 Porto
Telefone 22 339 21 30 - Fax 22 339 21 39
Serviços Administrativos:
secretaria@esap.pt

http://www.esap.pt/

domingo, setembro 17, 2006

Fernando Peixoto lança HISTÓRIA DO TEATRO EUROPEU



A OBRA

O que é e como surgiu o teatro? Inspiração dos deuses? Obra dos homens? Triunfo do Inverno ou Sonho de Uma Noite de Verão? Mistério da vida ou sonho de loucos?
Sabe-se hoje que é a arte mais antiga da Humanidade, porque sendo a arte do diálogo, nasceu quando um Homem começou a comunicar com outro Homem, utilizando o corpo, o gesto, as palavras. Mas como evoluiu o Teatro? Sagrado ou Profano, Trágico ou Cómico, navegando na Barca de Caronte ou na Barca do Inferno, convocando anjos ou demónios, sempre o Teatro serviu os deuses e os homens, glorificando-os, mas também descobrindo-lhes e expondo-lhes os defeitos.
Ameaçado na Grécia e em Roma, silenciado nos primevos da Idade Média, arrastando-se em carroças itinerantes e mais tarde brilhando na luxúria dos salões aristocráticos, ciclicamente anunciado como moribundo, sempre se ergueu qual Fénix renascida.
Tomando os primeiros passos da Humanidade como ponto de partida, História do Teatro Europeu transporta o leitor numa fascinante viagem ao longo de milhares de anos, acompanhando a evolução de uma das mais sublimes criações do homem.


Escrita num estilo cativante, e prefaciada pelo encenador Roberto Merino, a obra aborda todas as épocas e estilos do fenómeno teatral, dando a conhecer ao leitor universos tão fantásticos como os da tragédia grega, os dos autos vicentinos ou os do criador de Romeu e Julieta. Dedicando um capítulo ao séc. XX em Portugal, História do Teatro Europeu, que é também uma história sociológica e política da humanidade, é uma obra de grande actualidade e rigor que poderá ser consultada com vantagens pelos profissionais e estudiosos do teatro e que agradará também aos leitores que pretendam conhecer melhor o maravilhoso mundo do palco e pretendam viajar pelos caminhos do tempo, observando as mulheres e os homens que, num continuum imparável, foram construindo a própria história.

Já se ouvem as pancadinhas...
Que se abram as páginas.
NOTA:
Depois de se ter esgotado, em menos de dois meses, a sua obra História do Teatro no Mundo, da Enciclopédia DIDACTA, Fernando Peixoto vê a Sílabo editar este seu longo estudo sobre o percurso do Teatro na Europa. Pela primeira vez há, em língua portuguesa, uma obra acessível para os estudantes de teatro.