Eis um espaço de partilha para gente que se interessa por teatro e outras artes. Podemos e devemos partilhar: fotos, reflexões, críticas, notícias diversas, ou actividades. Inclui endereços para downloads. O Importante é que cada um venha até aqui dar o seu contributo. Colabore enviando o seu texto ou imagem para todomundoeumpalco@gmail.com

segunda-feira, maio 29, 2006

ESAP NO FITEI



ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TEATRO DA ESAP NO FITEI

No próximo dia 30 de Maio, no Rivoli (3.º Piso), pelas 23 horas, os alunos do 3.º ano do Curso de Teatro apresentarão uma criação colectiva intitulada MESCLA. O espectáculo, com uma duração aproximada de 25 minutos, pretende propor uma reflexão sobre a vida e a morte. Isabel Barros e Patrícia Franco assumiram a supervisão, respectivamente, do movimento e da voz.

Também os alunos do 2.º ano, sob a direcção de Roberto Merino, apresentarão no átrio do Rivoli, em 2 de Junho, pelas 21,30 horas, o espectáculo de sombras denominado PANTOMIMA DE ARLEQUINO E COLOMBINA, retomando a tradição da Commedia dell'Arte.

O CÍRCULO DA JUSTIÇA














Foi com raro brilhantismo que os alunos do 2º ano do Curso de Teatro da ESAP estrearam, no passado Sábado, 27 de Maio, o espectáculo «O CÍRCULO DA JUSTIÇA», numa encenação do Prof. Roberto Merino, acompanhado na parte técnica (luz e som) por Manuel Ângelo Mota.
Apesar de constituir uma estreia, os alunos assumiram com rigor e grande empenhamento a interpretação de um espectáculo que não se afigurava fácil, quer pela exiguidade de meios ao dispor do grupo, quer pelo tempo escasso de que dispuseram.

Inspirado numa lenda oriental e em Bertolt Brecht, a peça manteve um ritmo bastante interessante e é sobretudo de salientar a forma como a encenação logrou respeitar a linguagem estética brechtiana.
Mais uma vez Robert

quarta-feira, maio 24, 2006

PORTO PROFUNDO


PORTO PROFUNDO de Alfredo Correia
O actor Alfredo Correio, encenador da Companhia Teatral de Ramalde, acaba de lançar a peça Porto Profundo, com textos adaptados de obras de Hélder Pacheco e que constituiu um bonito espectáculo revivalista das tradições mais genuínas do Porto e das suas gentes.
Alfredo Correia dá, assim, um notável contributo à dramaturgia portuguesa e sobretudo portuense.
A obra foi apresentada publicamente na Fundação Eng.º António de Almeida, no passado dia 20 de Maio, pelo Dr. Júlio Couto, outro notável Homem de Teatro desta cidade do Porto. Pôde ainda assistir-se à representação de alguns quadros do espectáculo, desempenhados pelos elementos da Companhia Teatral de Ramalde.
Este BLOG envia um abraço de parabéns ao Alfredo Correia e um obrigado por mais este contributo para a difusão do gosto pelo Teatro.

sexta-feira, maio 19, 2006

POESIA E TEATRO NA VILA DA FEIRA


TODO O MUNDO É UM PALCO
Foi sob este tema que os alunos do 2º ano do Curso de Teatro da ESAP apresentaram, no passado dia 12 de Maio, um sarau de poesia subordinada à temática do Teatro, na Livraria «VÍCIO DAS LETRAS» em Santa Maria da Feira.
O sarau permitiu estabelecer uma rara sintonia entre actores e espectadores que se aglomeraram no espaço acolhedor daquela Livraria, para partilharem poemas e citações de múltiplos autores como Tertuliano, Brecht, Shakespeare, Stanislavski, Cleide Canton, Sylvia Cohin e outros, numa demonstração de como a Arte de Dizer pode demonstrar os elos estreitos que existem entre o Teatro e a Poesia.
No final, os alunos foram brindados com uma calorosa salva de palmas testemunhando o agrado dos espectadores presentes. Como se provou, qualquer espaço é passível de transformar-se num palco quando actores e público se reunem para essa extraordinária comunhão que é a Arte.

sábado, maio 06, 2006

Fazer a Festa 2006


25ª edição - 5 a 14 de Maio de 2006
Jardins do Palácio de Cristal
Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Dia 6, sabádo[ 15.30h ]"MARIONETAS NO JARDIM" ¬ Instituto Superior Jean Piaget . VN Gaia ¬ P/ Todos[ 16:30h ]"O MEDO AZUL" ¬ Quinta Parede . Porto ¬ M/ 4[ 21.30h ]"NO NATAL A GENTE VEM TE BUSCAR" ¬ Cia Paulista de Repertório . S Paulo, Brasil ¬ M/ 12[ 23.30h ]"FOLEDAD" ¬ Lufa-Lufa . Porto ¬ P/ Todos
Dia 7, domingo[ 15.30h ]"NA CARA " ¬ Jens Altheimer . Alemanha / Portugal ¬ P/ Todos[ 16:30h ] estreia"QARIBÓ" ¬ Teatro Regional da Serra de Montemuro . Montemuro ¬ M/ 4
Dia 8, segunda-feira[ 10:00h e 14.30h ] (#)"O REI VAI NÚ" ¬ Evoé Teatro . Lisboa ¬ M/ 4[ 21.00h ] estreia"OS DIAS FELIZES" ¬ Projecto Cem Beckett . Porto ¬ M/ 12
Dia 9, terça-feira[ 10:00h e 14.30h ] (#)"O ELIXIR DOS DESEJOS" ¬ Teatro das Beiras . Covilhã ¬ M/ 6[ 21.00h ]"OS DIAS FELIZES" ¬ Projecto Cem Beckett . Porto ¬ M/ 12
Dia 10, quarta-feira[ 10:00h e 14.30h ] (#)"BABINE, O PARVO" ¬ Teatro Art' Imagem . Porto M/4[ 21.00h ]"OS DIAS FELIZES" ¬ Projecto Cem Beckett . Porto ¬ M/ 12
Dia 11, quinta-feira[ 10:00h e 14.30h ] (#)"ESTÓRIAS DO ARCO DA VELHA" ¬ TapaFuros . Lisboa ¬ M/ 4
[ 21.00h ]"OS DIAS FELIZES" ¬ Projecto Cem Beckett . Porto ¬ M/ 12
Dia 12, sexta-feira[ 10:00h e 14.30h ] (#)"ESTÓRIAS DO DIA E DA NOITE" ¬ Limite Zero / Teatro Art' Imagem . Porto ¬ M/ 4
[ 21.00h ]"OS DIAS FELIZES" ¬ Projecto Cem Beckett . Porto ¬ M/ 12
[ 21.30h ]"AS BONDOSAS " ¬ Bando de Teatro Resistência . Bahia Brasil ¬ M/ 6
[ 23.30h ]"A ORFÃ " ¬ Feliz Natal . Porto ¬ M/ 12
Dia 13, sábado[ 15:30h ]"O PAI DO GIGANTE" ¬ ENTREtanto Teatro . Valongo ¬ P/ Todos
[ 16:30h ]"OS NARIGUDOS" ¬ Tanxarina . Galiza ¬ M/ 4
[ 21.00h ]"OS DIAS FELIZES" ¬ Projecto Cem Beckett . Porto ¬ M/ 12
[ 21.30h ]"VILLARET" ¬ Teatro da Comuna . Lisboa ¬ M/ 6
[ 23.30h ]"XMAS QUANDO QUISERES" ¬ Tzero . Porto ¬ M/ 12
Dia 14, domingo[ 15:30h ] estreia"SERPENTINA" ¬ Radar 360º . Porto ¬ P/ Todos
[ 16:30h ]"ESTÓRIAS DO DIA E DA NOITE" ¬ Limite Zero / Teatro Art' Imagem . Porto ¬ M/ 4
(#) - marcação préviaprograma sujeito a alterações